Terror


Madrugada dos Mortos
Titulo original: (Dawn of the Dead)
Ano de lançamento: 2004 (EUA)
Direção: Zack Snyder
Atores: Sarah Polley , Ving Rhames , Jake Weber , Mekhi Phifer , Ty Burrell
Duração: 100 min

Trata-se do melhor filme de Zumbi de todos os tempos. Por trazer um diferencial nesse universo, iniciado pelo mestre Romero, que está presente também em Extermínio (28 Days Later, 2002): zumbis super ágeis e vorazes, contrariando o estilo de Romero com suas clássicas criaturas lentas e burras.
Todo filme de zumbi é tragicômico. Muitos críticos não entendem o gênero e geralmente falam mal desse estilo de filme que eu adoro desde criança. Minha história com zumbis começou na adolescência, vendo filmes como A Noite dos Mortos-Vivos, A Maldição dos Mortos-Vivos, com meus amigos no antigo videocassete recém adquirido pela família...lá pelos anos 80.
Madrugada dos Mortos é um filme que prima pela ação. Tudo é corrido, o ritmo é acelerado, câmera tremida estilo Rock´n Roll.
Não existe explicação para o caos: apenas fuja deles! Essa é a premissa.
A história se inicia em uma manhã ensolarada de uma cidade qualquer do EUA. Minutos depois de despertar da cama, a protagonista vê sua filha entrar no quarto com uma carinha estranha e um apetite por sangue. Daí em diante é só fugir. Fugir para sobreviver.
Na fuga a jovem encontra outros sobreviventes e juntos formam a 'aliança de desconhecidos lutando pela vida' (presente em quase todos os filmes de terror). Como você deve prever, sempre sobra um ou outro no final pra contar a história. Será?
Se você gosta ou tem um pouco de afinidade com filmes de terror, não deixe de ver Madrugada Dos Mortos. (adoro o título em português!!!)
Destaque para a cena onde dois sobreviventes, um no telhado do shopping, outro no telhado de uma loja de armas (existe lugar melhor para se esconder?) jogam xadrez através de cartazes e entre uma um movimento e outro, um zumbi cai abalroado.
Bom demais.



Extermínio

Informações Técnicas
Título no Brasil: Extermínio
Titulo original: (28 Days Later)
Ano de lançamento: 2002 (Inglaterra)
Direção:  Danny Boyle
Atores: Cillian Murphy , Naomi Harris , Megan Burns , Brendan Gleeson 
Duração: 112 min
Após invadir um laboratório de pesquisas, um grupo de ecoterroristas encontra chimpanzés presos em gaiolas diante de telas de tv que exibem continuamente cenas de extrema violência. Uma referência ao clássico Laranja Mecânica (A Clockwork Orange)
Imediatamente após libertar o primeiro chimpanzé, um vírus experimental da raiva se espalha transformando as pessoas em Zumbis super turbinados e sedentos por sangue.
O grande diferencial deste filme é a excelente fotografia e a cuidadosa iluminação. Sim, é possível encontrar uma bela fotografia em filmes de terror. Outro exemplo é o filme The Crazies, Breck Eisner, 2010. Vale a pena conferir.
Em Extermínio, os protagonistas passeiam por uma Londres inabitada. O silencio é bem aproveitado para dar a sensação psicológica de vazio. É bastante curioso tentar entender como o diretor conseguiu convencer autoridades e cidadãos a abandonarem trechos da cidade durante as filmagens. Coisas do cinema. O cinema consegue criar essa atmosfera de cumplicidade entre as pessoas. Se vc algum dia for gravar um filme e sair na rua gritando "quem quer ser um zumbi em um filme" "preciso de figurantes para um filme de ação" vai encontrar um bando de gente rapidinho!
Na fuga os protagonistas formam a famosa 'aliança em busca da sobrevivência'. Acabam em uma base militar onde pensam estar salvos, o que dá uma reviravolta no roteiro.
Enfim, é isso. Aproveite o filme. Se gosta de terror, vai adorar esse.